Resumo: Objetivo: avaliar a obturação de canais de raizes mesiais de primeiros molares (RMPM) realizados com diferentes técnicas de preenchimento e materiais (guta-percha e resilon).
Metodologia: 78 canais de RMPM mandibulares humanos foram preparados usando o sistema rotativo k3, e a preparação apical foi até o tamanho 35.04. Foram obturados com técnica de cone unico, System B, Thermafil e Real Seal 1 usando gutta-percha/ThermaSeal Plus (n=13) ou Resilon/Real Seal SE (n=13). Corante de RhodamineB foi incorporado nos selantes. Cada espécime foi horizontalmente seccionado em 2mm, 4mm e 6mm do ápice, e as amostras foram examinadas sob um estereomicroscópio. Microscopia de varredura laser confocal (CLSM) foi utilizada para avaliar a penetração do selante em túbulos dentinais. Testes de Kruskal-Wallis e Dunn foram utilizados para analisar os dados do estereomicroscópio e os testes ANOVA e Tukey para analisar os dados CLSM (P<0,05).
Resultados: preenchimentos de Thermafil e Real Seal 1 mostraram mais gutta-percha/Resilon e menos selante (P<0,05) no nível de 2mm, mas a porcentagem de vazios foi semelhante em todos os grupos (P>0,05). Ao nível de 4mm, mais selante (P<0,05) foi encontrado nos grupos de cone único usando ambos os materiais. Grupos do SistemaB exibiram melhor desempenho no nível de 6mm. A porcentagem de penetração do selante não mostrou diferença estatisticamente significante entre as técnicas de obturação. Resultados semelhantes (P>0,05) foram encontrados para ambos materiais/selantes.
Conclusão: nenhum dos materiais ou técnicas preencheram completamente os canais radiculares mesiais dos molares, mas as técnicas plastificadas foram mais eficientes. Obturações usando materiais e selantes eram semelhantes.
CEP 122-2009. |