Resumo: A cárie dentária é uma doença multifatorial e ainda é muito prevalente em crianças no mundo todo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a associação da cárie dentária com fatores socioeconômicos e educacionais em pré-escolares de 05 anos de idade residentes em Curitiba/PR. Foi um estudo transversal com 401 crianças na faixa etária de 05 anos cujos pais autorizaram a sua participação. A coleta de dados incluiu um questionário socioeconomico e educacional previamente testados e a avaliação da cárie dentária foi através do índice ceo-d. Os dados obtidos foram tabulados e analisados através dos testes do qui-quadrado, pela razão de prevalência bruta (RP) e ajustados por meio da regressão logística binária (p≤0,05). A análise multivariada foi realizada por meio de regressão logística binária. Os resultados mostraram que a prevalência de cárie dentária foi de 27,8%. Crianças de escolas públicas apresentaram média do ceo-d 1,17 (±2,35) e razão de prevalência de 6,36 (3,18 - 12,69). Em relação ao fator socioeconômico, houve significância entre ceo-d e escolaridade materna, tipo de escola, número de cômodos na casa e classe econômica (p<0,05). As crianças pertencentes à classe C apresentam 9,19 vezes (IC 95%) mais prevalência de ter cárie do que as crianças das classes A e B. Na análise multivariada foi encontrada uma probabilidade de 44% de desenvolver cárie em crianças do gênero masculino e de escolas públicas. Conclui-se que há uma associação significante entre o desenvolvimento de cárie dentária e os fatores socioeconômicos e educacionais.
|