ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA TUBERCULOSE GANGLIONAR (TBG) POR PARTE DO CIRURGIÃO-DENTISTA. RELATO DE CASO CLÍNICO.
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALESTOMATOLOGIA0
Autores: ROBSON DIEGO CALIXTO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR); FERNANDA JOLY MACEDO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR); SAMMIE JOE MELANIE DAVIS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR); MARCELO MORATO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR); ANTONIO ADILSON SOARES DE LIMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR)

Resumo:

A Tuberculose causada por micobactérias do gênero Mycobacterium tuberculosis, se trata de uma doença infectocontagiosa que promove reações inflamatórias intensas nos tecidos. Com importante repercussão em cavidade bucal, a Tuberculose Ganglionar (TBG) se mostra através do aumento do linfonodos na região de cabeça e pescoço, principal área de atuação do Cirurgião-Dentista (CD). O objetivo desse estudo consiste, através de um relato de caso clínico, falar sobre a importância do conhecimento da Tuberculose Ganglionar por parte do profissional da odontologia. Paciente T.B.X., 28 anos, gênero masculino, feoderma, tabagista, compareceu ao Hospital Oswaldo Cruz em Curitiba-PR relatando queixa de febre, dor de cabeça e perda de peso. Ao exame clínico extrabucal, verificou-se aumento bilateral de volume das cadeias ganglionares e no intraoral a presença de grande quantidade de indutos, lesões cariosas, ressecamento de mucosa, despapilação em língua, presença de leucoplasia pilosa e candidose pseudomembranosa. Após verificação de exames complementares, notou-se quantidade de células CD4 em 376 mm3 e carga viral de 529.613 cópias, quadro compatível a coinfecção de HIV associada à TBG, sendo o diagnóstico confirmado através da microscopia de expectoração. O tratamento inicial consistiu em prescrição de RIPE (Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol) e acompanhamento. Por fim, é de suma importância o conhecimento por parte do profissional de alterações que possam ser encontradas, principalmente no que diz respeito a identificar e fazer um diagnóstico diferencial com segurança. Vale lembrar que tais mudanças podem acarretar possíveis manifestações bucais e, nesse momento, o CD deve estar preparado a intervir de maneira mais eficaz.



[ Voltar ]