ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE DOR OROFACIAL (CEMDOR): ODONTOLOGIA À SERVIÇO DA COMUNIDADE
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALENDODONTIAFARMACOLOGIA
Autores: LUIZA PEREIRA DO NASCIMENTO (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA); BEATRIZ DULCINÉIA MENDES DE SOUZA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA); FERNANDA BERRETTA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA); MORGANE KUNTZE (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA); MAYNARA SCHLICKMANN DE FREITAS (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA); LUÍS ROBERTO GODOLFIM (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA); WLADIMIR ANTÔNIO DE SOUZA DEL BÓ (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA); ANDRÉ LUÍS PORPORATTI (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Resumo:

Objetivo: O trabalho visa apresentar atividades realizadas no Centro Multidisciplinar de Dor Orofacial (CEMDOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destacando a importância deste centro para a comunidade acadêmica e para população que busca atendimento. Metodologia: O CEMDOR foi submetido e aprovado no comitê de ética sob o número de: 63173616.5.0000.0121. O centro conta com uma equipe multiprofissional que realiza atendimentos a pacientes com Disfunção Temporomandibular (DTM), Distúrbio do Sono e Dor Orofacial. A equipe é formada por professores do curso de Odontologia e Fonoaudiologia da UFSC, especialistas e alunos do curso de Odontologia que participam do centro através da disciplina de estágio obrigatório. Encontros para discussões dos casos clínicos ocorrem para que haja interação e troca de conhecimentos entre os participantes do CEMDOR. Além disso, palestras e esclarecimentos a respeito deste tema são realizadas para a comunidade. Resultados: O CEMDOR acarreta importante impacto social, pois assiste a comunidade que necessita desses serviços de maneira integral e multidisciplinar, oferecendo não só soluções clínicas como também esclarecimentos acerca destas patologias pouco conhecidas pela sociedade. Igualmente, beneficia o aprimoramento técnico-científico dos alunos, pois, além de cooperarem nos atendimentos, eles também são incentivados a participar dos encontros em sala de aula que visam momentos de reflexões e debates sobre as vivências no CEMDOR, favorecendo o intercâmbio de ideias e aprendizado de todos. Conclusão: Através da integração de diversas áreas, o centro busca o progresso acadêmico e científico e também o tratamento efetivo do paciente, melhorando seu bem-estar e qualidade de vida.



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