Resumo: Objetivo: Avaliar a degradação de resinas bulk-fill em relação à rugosidade e microdureza superficial antes e após imersão em água, etanol 75% e etanol 100%.
Metodologia: Foram utilizadas três resinas compostas (Tetric N-Ceram, Tetric EvoFlow Bulk-fill e Tetric EvoCeram Bulk-fill), confeccionou-se 45 cilindros de cada resina com um diâmetro interno de 5mm e uma espessura de 4mm. Para as resinas bulk-fill os cilindros foram feitos em incremento único de 4 mm e para resina convencional foi em dois incrementos de 2mm, cada incremento foi fotopolimerizado durante 10s. Para o teste de rugosidade três leituras da superfície de cada disco foram realizadas para obter os valores de Ra. Para o teste de microdureza Knoop (KHN) três leituras por superfície foram realizadas por cada disco. Os discos foram imersos nas soluções durante 56 dias. Após este período, os espécimes foram secos e uma nova análise de rugosidade e microdureza foi efetuada. Os dados foram analisados por ANOVA dois fatores e teste de Tukey (α = 0,05).
Resultados: Tetric N-Ceram e Tetric EvoCeram Bulk-fil apresentaram valores iniciais de dureza superiores em relação a Tetric EvoFlow Bulk-Fill (p<0,05). Depois da imersão nos meios, todos os materiais mostraram uma redução significativa da dureza. Em relação as resinas, diferença significativa foi observada apenas para Tetric N-Ceram (p<0,05) que no geral apresentou menor média de rugosidade superficial.
Conclusão: A rugosidade superficial foi influenciada pelo tamanho das partículas de carga de cada resina e após a imersão nos meios a microdureza superficial de todas as resinas foram alteradas. |