ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: INDIRECT EXPOSURE TO TRICLOSAN DURING PREGNANCY AND LACTATION CHANGES THE BEGGINING OF PUBERTY, ESTRAL CYCLE AND FOLICULOGENISIS IN RATS
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALESTOMATOLOGIADENTÍSTICA RESTAURADORA
Autores: EDUARDO DEON FORTUNATO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); GUILHERME BITTENCOURT (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); MICHAEL APARECIDO MACHADO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); ROMARIO WILLIAM WELTER (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); JOÃO PAULO DE ARRUDA AMORIM (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); ELAINE MANOELA PORTO AMORIM (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ)

Resumo:

Introdução: Triclosan (TCS) é um bactericida eficaz na redução do biofilme dental, na gengivite e no controle da progressão da doença periodontal. Objetivo: o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da exposição materna ao TCS durante a prenhez e lactação, na puberdade e na morfologia ovariana da prole feminina de ratos. Materiais e métodos: fêmeas prenhes de ratos Wistar foram tratados uma vez por dia, por via oral, durante a prenhes e a lactação, da seguinte forma: GI - composto de 4 ratos do grupo controle que receberam apenas óleo de milho; GII - composto de 4 ratos que receberam TCS diluídos em óleo de milho a uma dose de 75 mg / kg / dia; GIII - composto por 4 ratos que receberam TCS diluído em óleo de milho a uma dose de 150mg / kg / dia; GIV - composto por 4 ratos que receberam TCS diluído em óleo de milho a uma dose de 300mg / kg / dia. O protocolo foi avaliado e aprovado pelo comitê de ética em experimentação animal (UNIOESTE não fornece o número). Resultados: Os animais da prole feminina de todos os grupos expostos ao TCS foram sofreram atraso no dia da abertura vaginal e no primeiro estro, evidenciando atraso no início da puberdade. Além disso, houve uma redução no número de ciclos estrais e a prole feminina de mães tratadas com TCS teve a atividade foliculogênica diinuída com o aumento das doses de TCS. Conclusões: A exposição materna ao Triclosan, durante a gestação e a lactação, causa atraso na instalação da puberdade, desregulação do ciclo estral e redução da atividade foliculogênica na prole feminina de ratos.



[ Voltar ]