ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: EDUCAÇÃO CONTINUADA NA PREVENÇÃO DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALFARMACOLOGIACIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILOFACIAIS
Autores: ELAINE SOBIERAY DE OLIVEIRA CORNELIUS (PMC); JOSE EDUARDO CARREIRO (HC - UFPR); MÔNICA LIMA CAT (HC-UFPR); LILIAN APARECIDA PASETTI (UP); VALERIA CABRAL NEVES (HC-UFPR); CAMILA GEMIN RIBAS (HC-UFPR); BRUNO MIRANDA (HC-UFPR); HISLENE TATIANE OLIVEIRA (HC-UFPR)

Resumo:

Objetivo: Realizar educação continuada da equipe da unidade de terapia intensiva pediátrica sobre todos os cuidados que envolvem a prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Método: Revisão de diretrizes e trabalhos científicos sobre o tema, a execução do treinamento pelo grupo multiprofissional de prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica da UTIP de um hospital universitário em Curitiba (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas), após a identificação das dificuldades dos profissionais quanto ao tema. Resultados: O treinamento teve duração média de 120 minutos, com material didático impresso. As práticas contavam com manequins simulando pacientes em diferentes faixas etárias sob auxílio de via aérea artificial, os temas abordados foram: higiene das mãos, higiene bucal, prevenção de broncoaspiração, procedimento de aspiração traqueal, cuidados com o circuito do ventilador mecânico, desmame e extubação e outras recomendações. O treinamento ocorreu nos três turnos de trabalho da unidade durante 10 dias. Participaram do treinamento 52 profissionais, dos 37 funcionários da equipe de enfermagem, participaram 36 (97,3%), da equipe de fisioterapia participaram 5 (100%), da equipe médica dos 17 funcionários participaram 10 (58,8%) e 1 cirurgião dentista (100%), totalizando o treinamento de 52 (88,1%) profissionais da equipe treinados. Um protocolo operacional padrão e um bundle (pacote de medidas) foram construídos e disponibilizados para acesso de todos os profissionais da unidade. Conclusão: A educação continuada desenvolvida por meio de atividades teórico-práticas permitiu a abertura de um espaço esclarecedor de dúvidas e mitos, resultando na padronização dos procedimentos e consequentemente na qualidade e segurança na assistência ao paciente.



[ Voltar ]