Resumo: Introdução: O dens in dente por se tratar de uma anomalia de desenvolvimento dentário torna-se um desafio à intervenção endodôntica em todas as suas fases. Clinicamente, aparece como uma fenda na área de cíngulo e os incisivos laterais superiores são mais comumente afetados. Radiograficamente, aparece como uma área radiopaca, devido a uma deposição de esmalte. Histologicamente, o dens in dens é definido como aprofundamento do órgão do esmalte ou invaginação na papila dentária durante o desenvolvimento dentário.
Objetivo: Relatar um caso de retratamento endodôntico de dens in dente, terapia endodôntica escolhida e suas peculiaridades.
Relato de caso clínico: Paciente do sexo feminino, leucoderma, assintomática, encaminhada após tratamento endodôntico insatisfatório e remoção de cisto periapical em região ântero-superior esquerda para retratamento endodôntico, apresentando dens in dente tipo III.
Conclusão: Após o retratamento endodôntico a paciente apresentou ausência de sintomatologia, sinais clínicos e radiográficos em vias de reparo, porém há necessidade de maior tempo de proservação. |