Resumo: Disfunção temporomandibular (DTM) diz respeito há um grupo de desordens complexas e multifatoriais que são influenciadas por fatores diversos, entre eles as condições sociais, econômicas e ambientais nas quais os indivíduos vivem. Dessa forma, explorar o espaço geográfico no qual as pessoas vivem pode ser uma ferramenta útil para traçar estratégias de prevenção da DTM.
Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo georreferenciar as crianças com DTM residentes na cidade de Curitiba e analisar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das localidades com maior prevalência da disfunção.
Metodologia: Uma amostra representativa da cidade de Curitiba composta por 936 crianças de ambos os sexos na faixa etária entre 10 a 14 foram entrevistadas e examinadas. A DTM foi diagnosticada através dos critérios de diagnóstico de pesquisa para DTM (RDC / TMD) e o endereço dessas crianças foi utilizado para georreferenciamento por meio do programa QGIS.
Resultado: A prevalência de DTM na amostra foi de 16,34% e os resultados encontrados nesta pesquisa revelaram que há uma maior prevalência de crianças com DTM em regiões do município nas quais o IDH é menor e onde há maiores índices de violência.
Conclusão: Os dados coletados permitem concluir que há uma forte associação entre maior prevalência de DTM em crianças nas localidades com menores índices de desenvolvimento humano.
|