ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: O EFEITO DA DESMINERALIZAÇÃO DO ENXERTO ÓSSEO AUTÓGENO PARTICULADO. ESTUDO MICROSCÓPIO E MICROTOMOGRÁFICO EM CALVÁRIA DE RATOS
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALIMPLANTODONTIAENDODONTIA
Autores: ÍSIS DE FÁTIMA BALDERRAMA (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU); JEFREY ELIAS ROJAS PAULÚS (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU); ALBERTO CONSOLARO (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU); MARIANA SCHUTZER RAGGHIANTI ZANGRANDO (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU); MARIA LÚCIA RUBO DE REZENDE (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU)

Resumo:

Objetivos: Comparar o efeito da desmineralização do osso autógeno particulado com AC (ácido cítrico PH 1 a 50%) e TCN (tetraciclina hidroclorada a 50mg/ml) no reparo de defeitos críticos em calvária de ratos. Metodologia: Foram realizados defeitos de 8mm de diâmetro em 120 ratos adultos machos divididos em 8 grupos (n=5): controle negativo sem enxerto (CN); controle positivo enxertado com osso autógeno particulado (CP); enxertos ósseos particulados desmineralizados com AC durante 15s 30s e 60s (AC15, AC30 E AC60 respectivamente) e com TCN nos mesmos tempos (TCN15, TCN30 e TCN60). Após 7, 30 e 60 dias de cicatrização, fragmentos teciduais contendo os enxertos foram submetidos à análise microtomográfica (µCT) e histomorfométrica da área, volume e densidade óssea nos defeitos. Resultados: Aos 7 dias, os espécimes desmineralizados com AC demonstraram precocidade na produção de eventos regenerativos, o que se reproduziu nos demais períodos experimentais, especialmente após 15 e 30 segundos de desmineralização. Área de osso neoformado significantemente maior do que todos os grupos (ANOVA a dois critérios para p<0,05) foi apresentada pelo grupo AC15 aos 30 dias e pelos grupos AC15 e AC60 aos 60 dias. Os grupos tratados com TCN apresentaram valores inferiores até aos dos grupos CN e CP embora sem diferença significante. A µCT demonstrou maior volume e densidade óssea nos grupos desmineralizados com AC. Conclusão: Os protocolos de desmineralização empregando AC por 15s e 30s comprovaram-se melhores que os demais nos parâmetros estudados. TCN não parece ser um bom adjuvante para acelerar o reparo de defeitos críticos.



[ Voltar ]