ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: BARRA PALATINA: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E COMPARAÇÃO ENTRE DUAS LIGAS METÁLICAS PELO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS.
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALIMPLANTODONTIACIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILOFACIAIS
Autores: LUIS FILIPE SIU LON (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JULIO MESQUITA FILHO”/UNESP. FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARARAQUARA); LUÉGYA AMORIM HENRIQUES KNOP (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JULIO MESQUITA FILHO”/UNESP. FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARARAQUARA); RICARDO LIMA SHINTCOVSK (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JULIO MESQUITA FILHO”/UNESP. FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARARAQUARA); LUIZ GONZAGA GANDINI JR (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JULIO MESQUITA FILHO”/UNESP. FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARARAQUARA); DIRCEU BARNABÉ RAVELI (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JULIO MESQUITA FILHO”/UNESP. FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARARAQUARA)

Resumo:

A Barra Transpalatina(BTP), recurso da Técnica do Arco Segmentado, tem sido empregada rotineiramente na Ortodontia em diversas situações clínicas. A BTP pode ser confeccionada com fio de TMA ou de aço inoxidável. A distribuição do estresse, durante a movimentação dentária com BTP, pode ser calculada através de algorítmicos pelo método de elementos finitos. Objetivo: Comparar por meio de Método de elementos finitos a Barra Transpalatina construída com fio de aço e fio de TMA. Métodologia: O método de elementos finitos foi executado a partir da criação de um modelo geométrico computacional, obtido com a reconstrução digital de tomografias computadorizadas. Após o ajuste dos modelos com as variáveis de interesse, esses foram exportados para um software de elementos finitos e com a configuração de propriedades mecânicas reais das estruturas, foi possível simular o seu desempenho quando a BTP foi ativada 10 mm para posterior em cada lado. Resultados: A BTP de aço gerou quase o dobro de picos de pressão, tanto atrativas quanto compressivas na superfície radicular do primeiro molar superior estudado. A BTP de aço também alcançou picos de pressão em maior área do ligamento periodontal quando comparada a BTP de TMA. Esses picos estão concentrados mais próximos a área de furca e diminuem gradativamente à medida que alcançam o ápice. Além disso, nas zonas de pressão compressiva, a BTP de aço produziu área de pressão intermediária, em torno de 32000 Pa, não observada no modelo BTP de TMA. Conclusão: a BTP de TMA mostrou-se mais indicada para uso clínico.



[ Voltar ]