ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: EFEITOS DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS ALTAMENTE CONCENTRADO NO REPARO ÓSSEO, UTILIZANDO DEFEITOS NÃO CRÍTICOS NA CALVÁRIA DE COELHOS.
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALENDODONTIAENDODONTIA
Autores: MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA FILHO (ABO-PR/HUEC); MARCELO SOUZA (ABO-PR/HUEC); DELSON PEDRO MARTINS BORSATO (HUEC/IPEM/FEPAR); RIBAS FILHO JOSEMAEL DE OLIVEIRA (HUEC); JÚNIOR DE MARCO (HUEC)

Resumo:

RESUMO Objetivos: Verificar os efeitos do plasma rico em plaquetas altamente concentrado (hPRP) sobre o reparo ósseo, utilizando defeitos não críticos na calvária de coelhos. Métodologia: O concentrado de plaquetas foi produzido a partir de sangue venoso coletado de 21 coelhos. Quatro defeitos não críticos de 8 mm de diâmetro foram criados na calvária de cada animal. Os defeitos foram tratados de modo distinto: osso autógeno particulado (grupo 1), osso autógeno particulado associado com hPRP (grupo 2), hPRP de modo isolado (grupo 3) e coágulo sangüineo (controle, grupo 4). Os animais foram mortos na 2º, 4º e 6º semanas do pós-operatório. Análises histológicas e histomorfométricas foram realizadas. Resultados: Em duas semanas, os grupos 1 e 2 estavam num estado de reparação mais adiantado que os grupos 3 e 4. Neste período, quando comparados os grupos 1 e 2, não foram observadas diferenças estatísticamente significativas, o mesmo acontecendo quando a comparação foi entre os grupos 3 e 4. Após quatro e seis semanas, contudo, o grupo1 mostrou um estágio mais avançado de reparo, isto quando comparado com todos os outros grupos estudados, enquanto o grupo 2 apresentou sinais mais avançados de reparo que os grupos 3 e 4. Comparando os grupos 3 e 4, após 4 e 6 semanas, um estágio menos avançado do reparo ósseo foi observado no grupo 3. Conclusão: O uso do plasma rico em plaquetas altamente concentrado foi considerado prejudicial ao reparo de defeitos não críticos na calvária de coelhos, tanto quando em associação com enxerto ósseo autógenos.



[ Voltar ]