Resumo: Objetivo
Esta pesquisa cientifica tem como objetivo mostrar a importância do acompanhamento da gestante ao cirurgião-dentista.
Metodologia
O estudo trata-se de uma revisão de literatura de artigos, no intervalo de 1977-2010. As buscas foram realizadas em bases de dados reconhecidamente especializados em saúde. Os artigos utilizados nesta revisão da literatura foram selecionados da base de dados Scielo, Medline e Pubmed.
Resultados
Sabe-se que a doença periodontal é uma patologia infecciosa causada por microorganismos anaeróbios gram-negativos que se localizam na região subgengival e ocasionam aumento local e sistêmico de citocinas e prostaglandinas. Contudo, o parto prematuro é influenciado pela doença periodontal de duas formas: indiretamente, onde os tecidos periodontais inflamados agem como reserva de bactérias transportando sangue até a cavidade uterina, e diretamente que age como fonte de citocina excitando mediadores inflamatórios como PGE estimulando a produção de IL-l e células trofoblásticas provocando o parto prematuro. Em 2008 Ventura verificou um grupo de 180 gestantes e a associação com o nascimento de prematuros. Através da anamnese, exames periodontais e pré natais observou-se que em 10% dos casos de partos prematuros, a doença periodontal aumentou em 3,2 vezes a chance de prematuridade.
Conclusão
Ao longo dessa revisão de literatura constatamos que ligada a fatores sistêmicos a doença periodontal pode se agravar, onde, na sua forma crônica, aumenta as chances de nascimentos prematuros e/ou baixo peso. Sendo assim de fundamental importância o papel do cirurgião dentista no acompanhamento de gestantes periodicamente. Incluindo o exame periodontal nos exames pré-natais. Prevenindo assim propagações de infecções bucais para as demais áreas do corpo. |